segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Serviço pediátrico abriu no Lubango

André Amaro | Lubango - 31 de Outubro, 2010
Fotografia: Jornal de Angola

Serviços de saúde melhoram na Huíla

O Hospital Central do Lubango abriu, sexta-feira, os serviços gerais de pediatria, que vão funcionar com 33 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros, informou o seu director-geral, Henrique Chipenda.
O director-geral do Hospital António Agostinho Neto, disse que, dos técnicos de saúde, três são médicos e 30 enfermeiros, que vão estar ao serviço da área pediátrica, que possui capacidade instalada para internar 60 doentes.
O gestor hospitalar referiu que os serviços de pediatria no hospital central juntam-se aos de cirurgia, que existe também há pouco tempo e com uma capacidade instalada de 62 camas. Os serviços gerais de pediatria instalados no Hospital Central do Lubango vão contribuir para diminuir o afluxo de doentes que acorrem ao hospital pediátrico do Lubango que, por falta de espaço, é obrigado a internar pacientes no corredor.
.
O vice-governador para a Área Social, Sérgio da Cunha Velho, adiantou, na ocasião, que estão lançadas as bases para que os serviços prestados de medicina pediátrica tenham mais qualidade e as crianças deixem de ser atendidas nos corredores. Reiterou o papel do governo da província da Huíla na melhoria da qualidade da assistência médica e medicamentosa à população, no sentido de se reduzir o índice da mortalidade por doenças na província.

Maternidade

O vice-governador apelou aos profissionais de saúde a tratarem os pacientes com mais amor e carinho, porque “são afectos que ajudam na rápida melhoria dos doentes internados”. De acordo com o director do Hospital Central do Lubango, numa primeira fase começaram com os serviços de ginecologia e, no primeiro trimestre do próximo ano, entram em funcionamento os serviços de obstetrícia.
Henrique Chipenda referiu que, para a área de ginecologia, já existe um consultório, área de internamento, equipamentos modernos, médicos especializados e enfermeiros auxiliares.
Actualmente, o Hospital Central do Lubango está a prestar serviços médicos nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, maxilofacial, cirurgia, pediatria, urologia, radiologia, electrocardiograma, medicina interna, cirurgia geral, estomatologia, neurocirurgia, oftalmologia, urologia, ginecologia e obstetrícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário