quarta-feira, 8 de setembro de 2010

AMBIENTE

Exploração de inertes preocupa ambientalistas
J.A. - André Amaro | Lubango - 14 de Agosto, 2010

Garimpeiros exploram inertes para vender à empresas de construção civil

O responsável do departamento do Ambiente da direcção provincial da Agricultura da Huíla, Silvano Levi, disse, ontem, estar preocupado com a exploração de inertes nos arredores da serra do Cristo Rei, no Lubango, feita por garimpeiros tradicionais.
Em seu entender, esta situação está a ter um impacto negativo no ambiente, devido aos enormes buracos para extracção de pedra no cimo da serra, que podem ter graves consequências no futuro, ao provocarem ravinas, desequilíbrio climático, contaminação da água usada para consumo e erosão, entre outras.
...
O ambientalista explicou que uma das captações de água da cidade do Lubango está na serra do Cristo Rei e por isso é necessário que as aberturas realizadas no local não afectem os lençóis freáticos nem causem a sua contaminação.
Ao longo do rio Caculuvale e zonas adjacentes estão a ser retiradas areias destinadas à construção civil sem a devida precaução, salientou, defendendo a educação ambiental nas escolas, igrejas, mercados informais e outros locais.
A directora provincial da Indústria, Geologias e Minas, Paula Joaquim, esclareceu que algumas medidas sugeridas por especialistas foram acatadas e dentro em breve vão ser aplicadas.
Adiantou ainda que o primeiro passo a dar consiste na identificação de locais apropriados para extracção da pedra e no reforço da fiscalização desta actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário