quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Huíla - interior

Mais peixe nas redes
J.A. -João Katombela | Kuvango - Hoje

A captura de peixe no rio Kutato, nas aldeias de Tyitunda e Malavi, município do Kuvango, Huíla, aumentou no mês de Agosto, devido à substituição das tradicionais embarcações pelas modernas, entregues aos pescadores pelo governo provincial.
A produção, segundo Mateus José Kambinda, coordenador da Associação de Pescadores das referidas localidades, aumentou para cinco mil quilos de peixe, entre quimaia, tainha e bagre, contra os anteriores mil, graaçs às dez novas embarcações de que o município beneficiou no quadro do fomento da pesca continental.
A pesca no município do Kuvango, reconheceu o coordenador, deu passos importantes, porque “meses atrás era praticada com instrumentos tradicionais, como redes e anzóis de arame confeccionadas manualmente e canoa de troco, hoje a realidade é outra. Ou seja, a pesca é feita de forma moderna”.
Por sua vez, o responsável da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no município do Kuvango, Timóteo de Jesus Teófilo, reiterou o apoio às associações de pescadores do município do Juvango. “A Estação de Desenvolvimento Agrário, no Kuvango, vai continuar a apoiar os pescadores, sobretudo os associados, com material para aumentar a captura do pescado”, concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário