quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Comunidades da Huíla recebem formação em segurança alimentar

J.A. - Arão Martins | Lubango - Hoje

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente da Antena na Huíla (ADRA) vai, até 2012, formar as comunidades em temáticas sobre segurança alimentar, direito à educação, VIH/Sida e promoção do desenvolvimento local e de género.
A informação foi prestada na semana passada pela directora provincial em exercício da ADRA na Huíla, Lurdes Farias, quando discursava na abertura do 13º Encontro Provincial das Comunidades, realizado até quinta-feira, na cidade do Lubango.
Lurdes Farias disse que na província da Huíla a ADRA está a intervir nos municípios de Cacula, Calquembe, Gambos e Humpata. “Pretendemos fortalecer as famílias desses municípios e não só em matéria de prevenção de doenças como o VIH/Sida, mas também aumento da produção alimentar, comercialização dos produtos produzidos, consumo dos produtos, sua transformação, bem como acções ligadas ao microcrédito, com a criação de cooperativas”.
Disse que a ADRA Antena na Huíla promove, há mais de 13 anos, encontros municipais e provinciais das comunidades. Além de ser um espaço de auscultação, os participantes trocam ideias com os representantes das organizações comunitárias de base e parceiros.
O 13º Encontro Provincial das Comunidades serviu para formar e reflectir sobre diferentes temas da vida do cidadão, como o crédito de campanha agrícola, a lei 17/10 sobre a descentralização e desconcentração, a nova Constituição, entre outros. “A auscultação e concertação social e os fóruns realizados junto das comunidades têm contribuído na solução dos problemas locais, tal como na melhoria da produção, comercialização de produtos, acesso ao crédito de campanha agrícola e outros”, disse o vice-governador da Huíla para a área social, Sérgio da Cunha Velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário